Pular para o conteúdo

Blog

Novidades, notícias e indicações especiais para você!

Férias: lente de contato na praia

Férias: lente de contato na praia

As férias de fim de ano estão se aproximando,ir à praia com a família e amigos. No verão precisamos estar ainda mais atentos aos cuidado com a alimentação, hidratação, pele, cabelos, proteção e também com nossa visão. 

Uma grande dúvida neste período é exatamente sobre o uso de lente de contato na praia e ou piscina. Posso usar minhas lentes durante mergulhos? É perigoso estar de lentes na areia ou no cloro da piscina?

Essa e outras dúvidas vamos esclarecer abaixo para que você possa desfrutar de boa visão e ainda aproveitar seus dias de descanso e lazer. 

Posso usar lente de contato na praia?

A resposta é sim, pode-se usar lente de contato na praia, desde que se adote cuidados para manter preservada sua saúde ocular.

Além de possível, usar lente de contato na praia é muito mais prático para quem preciso corrigir problemas de visão, do que os óculos. Eles podem  incomodar devido o suor, cair no chão ou, até mesmo, se perderem no mar.

Porém é preciso saber que em ambientes com  água, areia e sol, nossos olhos ficam mais expostos ao aparecimento de alergias e ou infecção.Então para aproveitar suas férias e ainda ver muito bem, é só cuidar com carinho das suas lentes e dos seus olhos.

Prefira as lentes de descarte diário

Como já mencionamos com o ambiente é mais propício a contaminações, o mais indicado para diminuir consideravelmente os riscos é optar por usar lentes de contato na praia de descarte diário.  Com elas, os possíveis problemas do contato com areia ou mar são menores, uma vez que serão descartadas ao final do dia, ou seja, não acumluarão residuos que poderiam resultar em bactérias.  

Para ajudar nisso, as lentes de descarte diário são muito práticas. A substituição é feita diariamente, sem a necessidade de limpeza ou conservação. Você  vai colocá-la assim que acordar, aproveitar bastante seu dia na praia e ou final do dia, retirá-la e descartá-la. 

Mantenha os olhos fechados

Ao usar lentes de contato na praia ou na piscina, mantenha os olhos fechados ao mergulhar. Isso vai evitar possíveis irritações e também que você perca sua lente. Se precisar abrir os olhos, o ideal é usar óculos de mergulho, dessa forma você poderá abrir os olhos sem preocupação.

Além da contaminação, a água salgada pode fazer com que a lente de material gelatinoso se solte dos seus olhos. Já na piscina, além da água parada ter maior proliferação de bactérias, o excesso de cloro, pode causar alteração na cor da lente.  Caso aconteça da água ter contato com o olho, troque a lente assim que possível. 

Use óculos de sol

O uso de óculos solares é essencial e muito adequado ao uso conjunto da lente de contato na praia. Mesmo que elas possuem proteção contra raios UVA e UVB não é o suficiente. Como a exposição aos raios solares é muito grande, é necessário os óculos.

Além da proteção solar, o uso de óculos também ajuda para que seus olhos não tenham contato com a areia. Resquícios de areia, poeira, ciscos ou protetor solar ao entrar no olho podem causar irritação. Caso isso aconteça, o mais indicado é tirar as lentes, lavar com a solução de limpeza própria e então colocar novamente.

Use soluções de limpeza adequada

Não se pode pensar em usar lente de contato na praia sem ter em mãos os produtos certos para a limpeza e higienização. 

De forma alguma use água da torneira ou soro fisiológico para a limpeza das suas lentes, nem na praia e nem em casa. A água pode conter bactérias e o soro não tem os ativos necessários para higienização. Certifique-se de colocar na mala as soluções de limpeza próprias para lente de contato. Somente elas podem livrar suas lentes do acúmulo de resíduos que podem comprometer sua saúde ocular. 

Cuide bem dos seus olhos

A lente de contato na praia requer cuidados especiais, e seus olhos, mesmo sem a lente também. Por isso, evite coçá-los.  O vento pode trazer areia e poeira que poderão causar desconforto e irritação, mas a mania de coçar e esfregar os olhos nesse momento, só vai piorar a situação.   Você pode acabar machucando eles devido ao atrito com o corpo estranho que o vento trouxe, e também danificar as lentes.

Outra dica, é fazer compressa com água gelada e filtrada caso seus olhos estiverem irritados no fim do dia. Retire as lentes e faça a compressa sem deixar a água entre no olho. Isso pode ajudar a diminuir a irritação e trazer mais conforto. 

Alimentação e hidratação

Esses itens são essenciais em qualquer lugar e situação, porém se quiser usar lente de contato na praia até o final das suas férias com muito conforto, não pode descuidar da saúde do seu organismo. 

Com o calor, o corpo tende a desidratar mais rápido e, por isso, então beba muita água e inclua alimentos ricos em vitaminas A e C, pois elas são importantes para sua saúde ocular. A água é responsável por manter nossos olhos sempre hidratados e lubrificados, ou seja, estando bem hidratada , você evita problemas e desconforto de ressecamento no olho.

Procure um oftalmologista

Se você nunca usou lentes é recomendado consultar um médico oftalmologista antes de usar a lente de contato na praia. Somente o médico poderá te orientar sobre o tipo de lente mais indicada e o grau, visto que o grau pode ser diferente para óculos e lentes de contato.

Dica bônus: Tenha lentes reservas

Imprevistos podem acontecer até mesmo em casa, uma lente pode rasgar e ou sumir. Nas férias esse risco é bem maior, visto que está fora do seu ambiente doméstico. Por isso, se pretende usar lente de contato na praia, leve pares reservas. Isso mesmo, faça um “estoque” e esteja pronto para qualquer contratempo. 

Precisando adquirir suas lentes para as férias? Entre agora mesmo no nosso site e confira todas as marcas, condições especiais de pagamento e entrega. 

Ou nos chame no WhatsApp e tire todas as dúvidas.

Siga nosso FacebookInstagramPinterestYoutube e fique por dentro de outros conteúdos legais

Assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades da Neolentes

Neolentos

Categorias

+Lidos

Redes Sociais