Pular para o conteúdo

Blog

Novidades, notícias e indicações especiais para você!

Lente de contato incomoda? Saiba o que pode estar causando o desconforto.

Lente de contato incomoda? Saiba o que pode estar causando o desconforto.

Trocar as armações dos óculos por lentes é algo que deve trazer beleza, conforto, bem-estar, segurança e praticidade. Agora se sua lente de contato incomoda é sinal que alguma coisa está errada. No início  é comum alguns incômodos, mas eles logo passam com alguns dias de uso correto. Se você não está mais na fase de adaptação e ainda está apresentando desconforto, deve descobrir o motivo e procurar resolvê-lo o quanto antes. só assim poderá aproveitar e desfrutar de todos os benefícios das lentes de contato.

Usar sua lente de contato incomoda

Se imediatamente ao começar a mudar sua lente de contato incomoda, e dá a sensação que tem algum corpo estranho no seu olho (sensação comum na fase de adaptação), pode ser que as medidas da lentes não são adequadas para seu olho, e ou ainda, o motivo mais comum, é que a lente foi colocada do lado errado nos olhos. 

Uma dica para ajudar você a perceber se a lente está do lado certo, é colocá-la sobre  o dedo indicador e observar atentamente. Se o formato dela lembrar uma tigela, ou seja, estiver com as bordas arredondadas para dentro, ela está do lado certo. Agora, se lembrar mais um prato, com as bordas esticadas para fora, está errado e certamente você sentirá incômodo.

Olhos vermelhos e com dor

Se a lente de contato incomoda, doloridos ou com ardência, o mais indicado é suspender as lentes e consultar um médico.  Esses são sintomas que podem indicar infecção e ou doença mais grave. Agora se o incômodo foi apenas uma ardência, sem outro sintoma, é bom verificar se seus lentes então no prazo de validade. 

Olhos secos

O problema dos olhos secos pode ser causado por vários motivos como, por exemplo, o tempo, o uso de medicamentos, alimentação, dentre outros. Se a sua lente de contato incomoda, pode ser por causa do ressecamento do olho, uma vez que neste caso, elas não conseguem se fixar bem. Muitos ainda sentem um incômodo maior à noite, após horas com as lentes. Isso também pode ser um sinal de olhos secos. A correção desse problema na maioria das vezes é simples, e se faz por meio de uso de colírios indicados pelo oftalmologista. 

Incômodo ao estar a frente do computador

Esse talvez seja um dos tipos de incômodo mais comuns, devido ao uso prolongado de telas. Se sua lente de contato incomoda quando passa algum tempo trabalhando em frente ao computador, certamente será por falta de lubrificação. O que acontece é que quando ficamos em frente às telas, temos a tendência de piscar menos, e consequentemente o olho fica mais seco. É importante tirar intervalos para evitar que isso aconteça, e também se policiar para piscar mais vezes por dia.

Alergias

Há pessoas muito sensíveis e com facilidade para contrair alergias, se esse é  seu caso, é preciso estar ainda mais atento a manipulação e produtos usadas nas limpezas das lentes. Se a lente de contato incomoda, por exemplo, após alguns dias de uso, devido a sua sensibilização, talvez o mais recomendado seja o uso das lentes de descarte diário, já que elas sempre serão novas e limpas.

Dicas para driblar desconfortos com lentes de contato

Tenha um par extra de lentes de contato

Se seu lente de contato incomoda talvez seja em decorrência da validade, contaminação por limpeza inadequado e ou mesmo, fissuras e rasgos. Por isso, é sempre bom ter um par de lentes extras. Caso surja algum imprevisto e ou emergência você terá lentes guardadas para repor aquelas que estavam incomodando. 

Anote a validade 

Como já mencionado, um dos prováveis motivos a sensação que a lente de contato incomoda, é seu uso fora da validade. Com a rotina corrida, muitas vezes nos esquecemos desse fato tão importante. Conforme o prazo se aproxima, a lente vai perdendo características fundamentais, que podem causar o desconforto e até outros problemas na visão. Então para não esquecer, anote no calendário e ou coloque lembrete no celular, e faça o descarte no tempo certo.

Tenha sempre em mãos um estojo e a solução de limpeza 

Estou no trabalho e ou em um evento e minha lente de contato incomoda e agora? A melhor solução é recorrer a higienização, uma vez que pode ter entrado alguma poeira e ou cisco nos olhos. Para isso, tenha sempre um estojo e uma solução de limpeza na bolsa. Então vá ao banheiro, limpe e seque bem as mãos e prossiga com a limpeza da lente que está incomodando. 

Limpe as lentes com calma e delicadeza

Se sua lente de contato incomoda, pode ser por falta de limpeza. E mantê-la limpa é fator essencial para quem deseja usar lentes. Se você quer abrir mão dos óculos mas não tem tempo e ou cuidado com a higienização,a solução são as lentes de descarte diário.  Já para as lentes mensais ou anuais, é necessário fazer um enxágue cuidadoso com a solução própria e sempre armazenar no estojo limpo e também com a solução. Essa limpeza remove resíduos e também promove a desinfecção. 

Tenha um colírio 

A lente de contato incomoda também pela falta de lubrificação e ou ressecamento do olho como já citamos acima. Então para evitar esse tipo de desconforto é bom ter sempre em mãos um colírio lubrificante, sempre indicado pelo seu médico. Ambientes com ar-condicionado, por exemplo, são propícios ressecar a visão. 

Material da lente

Com exceção de alguns problemas específicos de visão, o material gelatinoso costuma ser um dos que proporcionam maior conforto para os usuários, mesmo após um dia inteiro de  uso. Se seu oftalmologista de deu a liberdade de escolher o material, optar pelas lentes gelatinosas talvez seja uma boa alternativa. O mais importante é desfrutar de todos os benefícios de estar livre dos óculos. Se a lente de contato incomoda tente uma mudança de hábitos e cuidados, e se mesmo assim o problema persistir, procure seu médico.  

E então já usa ou está interessado em aderir lentes de contato? Acesse o nosso site e confira as nossas marcas e produtos.

Siga nosso FacebookInstagramPinterestYoutube e fique por dentro de outros conteúdos legais

Assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades da Neolentes

Neolentos

Categorias

+Lidos

Redes Sociais